ALGORITMOS EVOLUTIVOS NA DEFINIÇÃO DE JANELAS TERMICAMENTE EFICIENTES

As mudanças climáticas têm sido investigadas pela comunidade científica nas últimas décadas e o consumo energético para climatização e iluminação é um dos responsáveis pelos danos causados ao planeta. Soluções que busquem formas de minimizar os impactos ambientais causados pela ação humana são relevantes e necessárias. Propor edificações capazes de minimizar este consumo, por meio de estratégias eficientes para reduzir a demanda energética na busca por conforto térmico são ações necessárias. As janelas, como um dos componentes da edificação responsável pelo consumo de energia, ao regularem a entrada de luz e vento, constituem-se num elemento importante para a obtenção da eficiência energética. No entanto, os modelos de janela têm negligenciado componentes importantes para a manutenção do conforto e, consequentemente, menor consumo energético. Os sistemas generativos surgem como aliados, propondo uma relação do projetista diretamente com o sistema, usando recursos de computador para auxilia-los e automatizando partes do processo projetual. O principal objetivo foi analisar processos de projeto com a utilização de algoritmos evolutivos para a definição de janelas termicamente eficientes. A metodologia dividiu-se em cinco partes. Inicialmente fez-se a definição e caracterização do objeto de estudo, depois a apresentação dos fatores físicos, a definição e uso do software para parametrização das esquadrias, a configuração do modelo do sistema generativo que foi simulado e, por fim, a representação dos resultados. A análise de resultados foi feita comparando-se o percentual de tempo de conforto térmico no interior de ambientes atendidos por janelas dimensionadas segundo o Código de Obras do município de Vitória, a NBR 15.575 e o RTQ-R, com a janela otimizada pelos algoritmos evolutivos, segundo modelos de conforto adaptativo e PMV propostos pela ASHRAE 55. Os resultados demonstraram que: as janelas geram diferentes níveis de conforto aos usuários; os parâmetros simulados influenciam no desempenho térmico da edificação e; os algoritmos melhoraram as situações simuladas. Por isso, fica evidenciada a necessidade de proposição de janelas adequadas, gerando edificações eficientes e proporcionando mais conforto aos usuários.