Análise dos materiais de edificações para ilhas oceânicas alicerçada em conceitos sustentáveis

As edificações construídas em áreas de proteção ambiental e de difícil acesso possuem demandas específicas, principalmente quando se trata dos aspectos relacionados à sustentabilidade. No caso dos materiais de construção, a seleção com base em princípios sustentáveis pode contribuir para o menor impacto possível. Assim, esta pesquisa objetivou analisar os materiais da envoltória de diferentes sistemas construtivos passíveis de serem adotados em edificações projetadas para ilhas oceânicas. Foram analisados os sistemas construtivos concreto-PVC, madeira serrada e madeira plástica. Em relação aos métodos, inicialmente foi feita a pesquisa bibliográfica sendo posteriormente realizada a pesquisa experimental para a análise dos materiais dos sistemas construtivos selecionados através da ferramenta ISMAS - Instrumento para Seleção de Materiais mais Sustentáveis. O ISMAS visa analisar a sustentabilidade dos materiais sob duas temáticas específicas: "economia de matérias primas" e "geração e gestão dos resíduos", cuja aplicação em edifícios projetados para ilhas oceânicas é de fundamental importância. Os resultados demonstraram que o material da envoltória do sistema construtivo em madeira plástica obteve o melhor índice de sustentabilidade (índice Elevado), o que se deve à avaliação positiva em todos os critérios do ISMAS. O teste reforçou o entendimento de que a madeira plástica apresenta potencial de utilização em ilhas oceânicas, principalmente por possuir aspectos como possibilidade de desmontagem, baixa geração de resíduos nas fases de construção, operação e desmonte do edifício e pequena necessidade de manutenção.

Data: 2014