Atributos de compósitos termoplásticos com detritos plásticos e vegetais

Esta pesquisa objetivou investigar a implicação na resistência aos esforços mecânicos, na absorção de água, na descoloração, na oxidação e na inflamabilidade, da inserção de resíduos plásticos e vegetais na formulação de compósitos termoplásticos. O método utilizado consistiu da  análise de trabalhos científicos publicados nas bases de dados Scopus e Web of Science, priorizando  pesquisas divulgadas após o ano 2000. Os trabalhos foram agrupados quanto ao tipo de compósito  analisado (virgem ou reciclado, e com ou sem resíduos vegetais) e quanto às propriedades estudadas.  O resultado é um panorama do conhecimento atual a respeito de algumas características básicas do  material verificando-se, por exemplo, que compósitos fabricados com polímeros reciclados tendem a  descolorir de forma semelhante aos fabricados com polímeros virgens, porém têm a resistência à noxidação reduzida, o que afeta sua vida útil.