Avaliação de desempenho dos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE) do Brasil a partir da satisfação dos seus usuários

Os Módulos Antárticos Emergenciais (MAE) foram instalados na área da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) do Brasil, destruída por um incêndio em 2012, objetivando funcionar como base provisória de apoio por pelo menos 5 (cinco) anos, com possibilidade de desmonte e relocação. A relevância desse trabalho, além de gerar informações fundamentais para o aprimoramento tecnológico sobre edificações antárticas, contribui para a elaboração do plano de manutenção dos MAE. A metodologia utilizada consistiu nas seguintes etapas: I. Visita in loco, revisão bibliográfica e sistematização de informações; II. Definição dos aspectos a serem avaliados e os principais instrumentos de obtenção de dados (Avaliação Pós-Ocupação); III. Elaboração de questionário aplicado junto aos atuais usuários; IV. Coleta e tabulação de dados; V. Análise das informações e obtenção dos resultados. Os principais resultados identificam a existência de problemas significativos em relação à estanqueidade, equipamentos, privacidade e ruídos, porém através da análise total dos aspectos considerados pelos usuários, os resultados obtidos indicam que o desempenho das edificações foi bom e próximo de excelente. Conclui-se que devido à rapidez com que os MAE tiveram que ser instalados, não foi possível atender a todas as expectativas, contudo, tratando-se de uma base provisória – ou seja, um acampamento avançado – os MAE apresentam qualidades que permitem a permanência na Antártica com relativo conforto e segurança.

Data: 2013