Avaliação de impacto ambiental antrópico da ECIT - Estação Científica da Ilha da Trindade: ambiente terrestre

A Ilha da Trindade é um local de inquestionável relevância, especialmente por suas características ambientais preservadas tornando-a um verdadeiro laboratório a céu aberto. Em dezembro de 2011 foi inaugurada a Estação Cientifica da Ilha da Trindade (ECIT), e apesar da edificação de ter sido construído sob uma perspectiva inovadora e alicerçada nos princípios da busca pela sustentabilidade, modificações em um ambiente natural podem ser possíveis causadores de impactos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo a identificação dos eventuais impactos ambientais que as modificações feitas pela construção e uso/operação da ECIT causaram no ambiente do entorno. A metodologia adotada constituiu-se das seguintes etapas: I) Revisão bibliográfica e análise de relatórios e pesquisas pretéritas; II) Estabelecimento dos indicadores e posterior medição e coletas in loco objetivando testar a viabilidade e efetivo resultado dos parâmetros adotados; III) Análises das coletas através de testes em laboratórios; IV) Interpretação e aplicação dos resultados no plano de monitoramento. A coleta e medição de cada indicador obedece às metodologias específicas, de acordo com as normas e recomendações pertinentes. Como principal resultado foi estabelecido o diagnóstico ambiental e consequente proposição dos indicadores – água de abastecimento, águas residuárias (esgoto), pressão sonora e metais pesados – cuja escolha foi orientada por serem exequíveis e por expressarem as principais eventuais mudanças originadas pelas interferências antrópicas no ambiente de Trindade.

Data: 2013