Centro de Educação Ambiental: uma proposta sustentável de edificação no campus universitário da UFES

Proposta: uma equipe multidisciplinar foi formada com professores de diversas áreas de conhecimento para desenvolver o projeto do CEA Centro de Educação Ambiental a ser construído no campus da UFES. O programa de atividades auditório, salas de aula, setor administrativo e instalações complementares pressupõe a adoção de técnicas e materiais coerentes com o uso previsto e a aplicação prática da denominada arquitetura sustentável .

Método de pesquisa: para a escolha do local de implantação, foi elaborado um diagnóstico preliminar, tanto de adaptabilidade ambiental como de relação com o entorno construído. A metodologia de projeto obedeceu às etapas tradicionais de complexidade crescente, porém, as avaliações foram alicerçadas nas respostas teóricas do projeto em relação aos conceitos de sustentabilidade. Em paralelo às ações projetuais, realizaram-se pesquisas especialmente em relação a: tipologias, materiais construtivos, técnicas de tratamento de resíduos, paisagismo eco-revelatório, aproveitamento de águas residuais, energias alternativas e reciclagem de materiais. Também foi elaborado o zoneamento ambiental do campus com a respectiva definição de uma área de proteção ambiental, cuja categoria será definida de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Resultados: o projeto arquitetônico, com 1.700 m² de área total e cerca de 11.000 m² de jardins e estacionamento, baseado numa linguagem coerente com os materiais adotados, possui a mensagem simbólica adequada, com adoção de técnicas de melhor aproveitamento da iluminação e ventilação natural, uso de sistemas de sombreamento e cores nas fachadas, previsão do uso de placas fotovoltaicas e de tratamento dos resíduos líquidos, flexibilidade da planta com sistema estrutural independente e jardins com vegetação autóctone. Contribuições/Originalidade: a criação de uma unidade de educação ambiental no âmbito universitário permite maior integração academia/comunidade, sendo a linguagem arquitetônica adotada, - com tecnologia de fácil assimilação popular um instrumento auxiliar na disseminação de conceitos de sustentabilidade.

Data: 2006