Concreto-PVC, madeira serrada e madeira plástica: estudo comparativo de adequabilidade para construções em ilhas oceânicas

A necessidade de prover edificações de apoio aos profissionais que possuem como lugar de trabalho locais inóspitos – geralmente áreas de preservação ambiental –, exige um profundo estudo desde sua concepção inicial, passando pelas etapas de construção, uso e operação, até o planejamento de seu desmonte ou demolição. Assim, esta pesquisa objetiva selecionar e classificar sistemas construtivos com potencial de atender aos condicionantes de construção em áreas inóspitas – como as ilhas oceânicas e outras áreas de interesse ambiental – de acordo com as dificuldades logísticas. A metodologia do estudo consistiu, primeiramente, em pesquisa bibliográfica e documental, buscando catalogar e sistematizar as características relevantes aos projetos e construções para tais áreas, bem como selecionar os sistemas construtivos com potencial de emprego nessas situações. Posteriormente foram definidos como parâmetros de análise os aspectos relacionados à segurança, ao conforto do usuário, à logística e aos critérios de sustentabilidade. Os sistemas construtivos foram então selecionados, avaliados e classificados de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Como resultado foi elaborado um panorama do desempenho dos materiais/sistemas construtivos escolhidos (concreto-PVC, madeira serrada e madeira plástica) abordando as características necessárias para emprego em áreas inóspitas, particularmente em ilhas oceânicas. Dentre os materiais/sistemas construtivos avaliados, o que obteve o melhor resultado teórico foi o sistema construtivo em madeira plástica.

Data: 2014