Contribuição da infografia para a informação ambiental e segurança de usuários em regiões inóspitas: estudo de caso na Península Keller, Antártica

Introdução: Optou-se por utilizar como instrumento de comunicação um infográfico para a região onde está a Estação do Brasil na Antártica por perceber que a falta de informação imagética dos visitantes ocasionavam problemas, tanto em termos ambientais como de segurança.

Objetivos: A pesquisa teve por principal objetivo, a partir de investigação das características do local, das normas incidentes e das formas de uso, desenvolver um infográfico representando a Península Keller, destacando os aspectos relacionados à proteção do meio Antártico com identificação das áreas de concentração de fauna e flora, pontos de interesse, relevos e trilhas a serem percorridas.

Método/Abordagens: A metodologia dividida em quatro etapas: I. problematização, buscando a definição da demanda e seleção da linguagem visual adequada para a transmissão da informação; II. coleta e análise de dados, com atenção para o histórico do Brasil na Antártica, legislação incidente e características do clima e da fauna do local; III. desenvolvimento do projeto, com proposição de alternativas em relação à linguagem visual a ser adotada e seleção dos elementos de destaque; e IV. aplicação e análise dos resultados.

Resultados: como principal resultado foi produzido um infográfico, caracterizado pela linguagem de fácil compreensão e aplicabilidade em diversas mídias, cuja aceitabilidade pode ser verificada pela adoção na Agenda Ambiental Antártica, do Ministério do Meio Ambiente, sendo também utilizado a bordo do principal navio brasileiro com atuação na Antártica enquanto instrumento de informação aos visitantes, pesquisadores e militares que se dirigem à Península. Contribuições/Originalidade: embora existam trabalhos que indiquem as trilhas terrestres a serem percorridas na península, as informações foram abordadas em uma linguagem pouco amigável e sem a visão do conjunto. Com os dados expostos em um único suporte, o usuário pode antever as atrações do percurso. Destaca-se que esta proposta pode ser replicada em situações diversas, especialmente na aplicação de locais inóspitos.

Data: 2011