Corredores verdes como lugares urbanos: uma análise urbano - paisagística para a Av. Leitão da Silva (Vitória-ES)

Para a compreensão da dinâmica urbana da cidade de Vitória (ES) torna-se necessário entender seu processo de ocupação, desde o denominado Projeto do Novo Arrabalde dos fins do século XIX até a atualidade, sendo nesta pesquisa enfatizados alguns aspectos inerentes à Avenida Leitão da Silva, foco deste estudo. O principal objetivo da pesquisa foi avaliar a interferência da vegetação na Av. Leitão da Silva e áreas do entorno sobre a ambiência urbana, baseada no conceito de corredores verdes ou caminhos verdes, bem como testar a possibilidade de intervenção urbano-paisagística ao longo da avenida. A metodologia adotada partiu de medições da temperatura e umidade relativa do ar em dois pontos selecionados por suas características distintas em relação ao microclima desta via. Foram realizadas medições a cada 01 (uma) hora durante 08 (oito) horas ininterruptas de um dia na primavera. Os locais das medições foram escolhidos considerando as diferenças de ambiência, relativas às condições de sombreamento por vegetação, permeabilidade do solo e ocupação urbana do entorno. Os resultados obtidos demonstram diferenças entre os pontos analisados. A interferência da vegetação no conforto dos usuários e transeuntes foi à base das intervenções urbanopaisagísticas propostas para esta via.

Data: 2012