Critérios para caracterização dos materiais construtivos visando uma edificação mais sustentável: ênfase para o granito

As ações voltadas para o desenvolvimento ao longo dos anos, especialmente na construção civil, ocasionou, entre outras consequências, a consciência da finitude dos recursos não renováveis, tornando-se essencial a adoção de uma postura que vise simultaneamente o crescimento físico, a evolução tecnológica e a preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, na indústria da construção civil, a escolha de materiais construtivos constitui uma etapa fundamental à medida que se considera os impactos da edificação nos âmbitos ambiental, social e econômico. A partir do estabelecimento dessa premissa, o principal objetivo da pesquisa foi avaliar com base em um material de construção específico – o granito – os critérios adotados para a abordagem relacionada aos materiais de construção apresentados pela Ferramenta ASUS (Avaliação de Sustentabilidade), em fase de desenvolvimento e voltada para a realidade do Espírito Santo. Destaca-se que a ASUS foi formulada tendo como apoio diferentes ferramentas de avaliação, tais como o LEED, o AQUA, o HK BEAM SOCIETY, o BREEAM, o GREEN STAR, o CASBEE, o BUILT GREEN, a SBTool, o HQE e o SBAT. Como método, foi elaborado um questionário e aplicado a uma empresa representativa no ramo de atividade local. Tal questionário, de caráter aberto, investigou diversos aspectos referentes aos materiais, e foi desenvolvido com base nos critérios e pré-requisitos da ASUS. O granito foi selecionado diante da sua relevância na construção civil no Estado, e também pelo reconhecido impacto causado no processo de produção e/ou extração. Os resultados obtidos já contribuem para a constatação da relevância dos critérios relacionados aos materiais propostos pela ASUS, seja na abordagem direta ou indireta, que relaciona os materiais a outros recursos. Por fim, apesar da notoriedade do material no mercado capixaba, percebeu-se uma carência de trabalhos técnicos com informações consistentes a respeito do gasto energético, além de dados específicos.

Data: 2010