DESEMPENHO TÉRMICO x SUSTENTABILIDADE x CUSTO PARA SISTEMAS DE VEDAÇÃO EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

Com o número crescente de edificações residenciais multifamiliares de interesse social, os aspectos relacionados às propriedades térmicas dos materiais construtivos destacam-se nas normas de desempenho especialmente na definição de diretrizes para a criação de ambientes termicamente mais confortáveis, com redução no uso de equipamentos mecânicos para o controle das temperaturas. É de suma importância que o processo projetual considere, entre outros fatores considerados como primordiais, a qualidade de vida e a proteção ao meio ambiente, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade, principalmente na etapa de escolha dos materiais, que exercem  grande influência sobre consumo energético da edificação. Esta pesquisa objetivou analisar comparativamente o desempenho térmico, o nível de sustentabilidade e o custo dos materiais de construção comumente utilizados para o sistema de vedação vertical composto por paredes em bloco cerâmico e bloco de concreto, em edificações de interesse social, ventiladas naturalmente para a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV)-ES. A metodologia foi estabelecida em três etapas: 1. Modelagem, configuração e simulação, utilizando o software DesignBuilder; 2. Avaliação do nível de sustentabilidade para cada um dos materiais através da ferramenta ISMAS (Instrumento para Seleção de Materiais mais Sustentáveis); e 3. Levantamento dos custos de cada material, analisando as etapas comparativamente. Os resultados apontaram uma pequena diferença entre os materiais empregados, entretanto, a utilização de blocos de concreto definiram níveis de conforto insatisfatórios, enquanto o emprego de blocos cerâmicos apresentou uma melhora significativa, reduzindo a carga térmica no interior dos ambientes. Além disso, os blocos cerâmicos possuem valor comercial inferior ao dos blocos de concreto, caracterizando-se ainda por serem materiais mais sustentáveis, destacando o uso como uma alternativa mais adequada quando se deseja alcançar melhores níveis de conforto térmico, com maior grau de sustentabilidade e economia, dentre os materiais comumente utilizados para edifícios habitacionais de cunho social.