Diretrizes projetuais alicerçadas no conceito de sustentabilidade para implantação de um centro de reciclagem e pesquisa dos resíduos de construção e demolição

Este artigo apresenta as diretrizes sustentáveis que embasaram o ensaio projetual de um Centro de Reciclagem e Pesquisa dos Resíduos da Construção Civil desenvolvido na pesquisa que culminou na monografia de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, junto à Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Brasil). Enfatiza a necessidade de redes de equipamentos urbanos de reciclagem que mitiguem os problemas sócioambientais causados pela deposição irregular destes resíduos, ao mesmo tempo em que procura atender à demanda originada pela expansão dos núcleos urbanos da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Para dar embasamento conceitual, técnico e metodológico, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e pesquisa de campo nos municípios de São Bernardo do Campo (SP), Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). No levantamento de casos similares na literatura internacional foram encontrados projetos semelhantes de unidades de reciclagem, as quais também forneceram embasamento para o desenvolvimento do projeto arquitetônico. No ensaio projetual, foram adotadas diretrizes sistematizadas e agrupadas de acordo com as seguintes temáticas: 1) Edificação; 2) Conservação e proteção dos recursos naturais; 3) Entorno sustentável; 4) Conforto térmico- acústico e lumínico; e 5) Questões sócio-econômicas.

Data: 2009