Estratégias do Marketing da Sustentabilidade em Edificações

O denominado “marketing da sustentabilidade” objetiva transmitir ao usuário a imagem de ações
ambientalmente conscientes e de consumo responsável e, no mercado competitivo, pode se tornar um
elemento diferencial na comercialização do imóvel. O objetivo desta pesquisa foi identificar e avaliar as
estratégias adotadas nas ações de marketing na construção civil tendo como recorte territorial o
mercado imobiliário da Região Metropolitana da Grande Vitória. Para tanto, foram analisados os
folders dos empreendimentos comercializados no Salão do Imóvel do Espírito Santo nos anos de 2014,
2015 e 2016, a partir do enfoque das ferramentas de avaliação de sustentabilidade para novas
edificações. Constatou-se que o ano de 2015 apresentou a menor representatividade de abordagens
sustentáveis, o que pode estar relacionado ao auge da crise financeira nacional, em 2016 ocorreu novo
crescimento, provavelmente associado ao início da recuperação econômica do mercado. Verificou-se
também que as questões da sustentabilidade não funcionam como impulsionadores na comercialização
comparadas a outros itens demandados pelo mercado imobiliário. Os temas de maior destaque nos
empreendimentos envolvem energia e água, preocupação inerente à realidade da região. No entanto,
percebe-se que tais aspectos também induzem à ideia de economia a curto prazo para o proprietário
final, sendo assim um valioso argumento de marketing.
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