Habitações populares em Madeira e Solo-cimento: integração e paisagem dos morros de Vitória-ES

A paisagem da cidade de Vitória possui como elementos marcantes inúmeros morros e afloramentos rochosos, que se encontram, atualmente, ocupados pelas habitações da população de menor renda. Visando aliar baixo custo de construção, conforto dos moradores e menor impacto ambiental, o Laboratório de Planejamento e Projetos da Universidade Federal do Espírito Santo, juntamente com o FACITEC (Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória) vem desenvolvendo modelos para habitação, alicerçado nos princípios de sustentabilidade para essas regiões da cidade. Os condicionantes físicos e climáticos das encostas, a necessidade de racionalização energética, a flexibilidade da solução arquitetônica e a possibilidade de autoconstrução, nortearam a seleção da tecnologia construtiva e desenho arquitetônico, de forma a viabilizar a ocupação ponderada das encostas sem causar transtornos à paisagem e ao ambiente.

Data: 2003