Impacto da escolha do vidro em aberturas associado ao dispositivo prateleira de luz para o conforto visual em ambientes de escritório

Conhecer e aplicar o potencial da iluminação natural em ambientes internos de edifícios é de fundamental importância quando se consideram as questões termo-energéticas e de conforto visual. Em regiões tropicais o uso do dispositivo prateleiras de luz pode contribuir para otimizar a distribuição e controlar a luz excessiva no plano de trabalho. A porção de vidro acima desse dispositivo é responsável pelo aporte de luz natural enquanto a localizada abaixo da prateleira é importante para o usuário como forma de contato visual com o exterior. Entretanto, a parcela inferior da abertura pode ocasionar brilho excessivo no ambiente interno, comprometendo o conforto visual do usuário. Com o intuito de investigar uma configuração que proporcione melhor aproveitamento de luz natural sem prejuízo visual ao usuário, esta pesquisa teve por objetivo avaliar o comportamento da prateleira de luz associada com diferentes tipos de vidro. Devido à larga dimensão territorial do Brasil - que resulta em variações significativas na luminosidade da região-, o recorte do objeto considerou o desempenho de três tipos de vidro combinados com a presença da prateleira de luz em seis diferentes latitudes brasileiras para um mesmo modelo de edifício de escritórios. Foi investigado o percentual de iluminancia útil nos ambientes durante o ano e os níveis de luminâncias provenientes das aberturas com o auxílio do software Daysim. Os resultados analisados demonstram que é possível diminuir o brilho excessivo, provendo maior conforto visual ao usuário através de uma correta especificação do tipo de vidro, de acordo com a latitude do lugar.

Data: 2014