INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PARA EDIFICAÇÕES ANTÁRTICAS NOS ASPECTOS REFERENTES À QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO

Sabe-se que as pessoas passam a maior parte de suas vidas em ambientes internos. Essa realidade torna-se ainda mais acentuada na Antártica devido às severas condições ambientais características do continente, como os fortes ventos e as baixas temperaturas, que devem ser resolvidas em concordância com a preservação de seu ecossistema. Tais fatores atribuem à arquitetura a função de garantir ambientes seguros e saudáveis, e pautados nas estratégias do desenvolvimento sustentável. A qualidade do ambiente interno é um objetivo amplamente abordado pelas ferramentas de avaliação da sustentabilidade de edifícios. O conforto térmico, lumínico, acústico, e a qualidade do ar são aspectos importantes relacionados ao desempenho de um edifício sustentável porque eles possuem efeito direto no conforto, saúde e produtividade dos usuários. Tais efeitos são, muitas vezes, complexos e podem ter impacto de curto a longo prazo sobre os indivíduos. Assim, a pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento e aprimoramento dos indicadores de avaliação de sustentabilidade para edificações antárticas propostos por Montarroyos (2015), com foco nos aspectos concernentes às questões da qualidade do ambiente interno. Para tal, os procedimentos metodológicos foram divididos nas seguintes etapas: revisão bibliográfica dos aspectos relevantes sobre a Antártica e a sustentabilidade na construção civil; revisão e seleção dos indicadores para a qualidade do ambiente interno; definição, conceituação e ponderação dos indicadores a partir de metodologia específica; e análise dos resultados. Como resultado, foram obtidos 15 indicadores para a qualidade do ambiente interno, elaborados a partir das condições e necessidades inerentes ao Continente Antártico, e em conformidade com normas e pesquisas científicas sobre os temas trabalhados.
Palavras-chave: qualidade do ambiente interno, indicadores de sustentabilidade, Antártica.