Inovação e Tradição no Gabinete Ecológico da Paraíba

O projeto do Gabinete Ecológico do Governador da Paraíba teve como objetivo maior estabelecer a nova imagem dos avanços tecnológicos-sustentáveis de um Estado promissor. Tendo como suporte físico o Jardim Botânico Benjamim Maranhão em João Pessoa, os condicionantes ambientais caracterizados por uma paisagem natural preservada, associado ao uso público do lugar, induziram à adoção de soluções incentivadoras da educação ambiental. Logo, a adequação aos elementos naturais com a mínima interferência do ambiente construído foi um dos pontos norteadores da proposta, que buscou através de materiais e técnicas, bem como do saber construtivo local, possibilitar o máximo de conforto com o mínimo gasto de energia.
A metodologia projetual foi alicerçada em sucessivas avaliações multi e inter disciplinares, objetivando a otimização das soluções montadas a partir de enfoques e valores amplos e convergentes para os critérios de sustentabilidade.
As decisões arquitetônicas - através da avaliação ambiental tanto dos materiais como das tecnologias -, recaíram na adoção de técnicas de aproveitamento e restrições do meio natural peculiar, especialmente da orientação solar (otimizando o sistema de captação de energia), da ventilação (aproveitamento dos ventos dominantes da região através da volumetria, aberturas e técnicas construtivas), na escolha de materiais de baixo custo ambiental (madeira de reflorestamento e tijolo terracrua nas vedações) e, especialmente, na combinação de técnicas tradicionais da arquitetura paraibana com novas tecnologias ambientalmente corretas.

Data: 2003