A inserção dos conceitos de sustentabilidade no ensino de arquitetura: experiências na Universidade Federal do Espírito Santo

Proposta: A pesquisa parte da premissa que a conscientização dos efeitos causados pela denominada “indústria da construção civil” associado ao conhecimento das técnicas relacionadas à eficiência ambiental passíveis de serem adotadas nos projetos de edificações é, também, um dos atuais mecanismos mercadológicos presentes no produto do trabalho do arquiteto. Esse artigo discute a inserção dos conceitos de sustentabilidade no ensino de arquitetura diante da possibilidade do futuro graduado ser um elemento replicador dos resultados, seja através da prática profissional, seja no desenvolvimento de estudos pós-graduados.

Objetivos: a pesquisa objetiva a discussão e proposição de indicativos para a inclusão obrigatória dos conceitos de sustentabilidade na formação acadêmica do arquiteto-urbanista visto o conhecimento sobre o assunto ser um instrumento capaz de proporcionar mudanças efetivas no contexto das urbes e na geração de uma nova modalidade de edifícios.

Metodologia: através da experiência em sala de aula de uma disciplina optativa ministrada para alunos matriculados nos três últimos semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, são avaliados os resultados dos trabalhos finais e realizada pesquisa através de questionários específicos visando a identificação do interesse em possíveis desdobramentos e/ou continuidade nos estudos específicos após a etapa de graduação.

Resultados obtidos e esperados: como resultado preliminar, observou-se uma grande concorrência para as vagas disponíveis na disciplina, bem como projetos finais de alta qualidade, comprovando o efetivo interesse na atual geração de estudantes de arquitetura. Constatou-se ainda um número expressivo de arquitetos vinculados a Programas de Pós-Graduação com objetos de estudos voltados para a temática da sustentabilidade em arquitetura e urbanismo, fazendo parte desta pesquisa a identificação dos elementos motivadores para as escolhas constatadas.

Data: 2008