Instrumento auxiliar na seleção dos materiais de construção alicerçados nos princípios da sustentabilidade: estudo de caso com eucalipto

Atualmente, o processo de especificação de materiais exige que os profissionais vinculados à construção civil sejam detentores de um conhecimento cada vez mais amplo em relação às suas especificidades, o que envolve também os aspectos da sustentabilidade. Neste sentido, a proposição de um instrumento para auxiliar a escolha de materiais permite que o profissional tenha acesso a uma parcela do conhecimento que o torne apto a realizar uma seleção baseada em critérios relacionados ao conceito de sustentabilidade.

Objetivo: propor um instrumento para auxiliar na escolha de materiais de construção inseridos no contexto da sustentabilidade,  tilizando como ferramenta para expressar os resultados a plataforma Excel.

Método: o método adotado envolve a definição dos dados de entrada, o desenvolvimento do instrumento e o teste do mesmo. Para a imulação de exequibilidade, foi selecionado o eucalipto, visto a abundância deste material no contexto do Estado do Espírito Santo e pela intensa polêmica em relação ao material. Para representar o resultado final, e considerando que o que está sendo avaliado é o desempenho do material em relação ao conceito de sustentabilidade, foi estabelecida uma escala de graduação de desempenho,  baseado em sua aceitabilidade, que poderá ser nula, baixa, moderada, boa ou elevada.

Resultados: o teste possibilitou detectar que o eucalipto possui aceitabilidade moderada em relação à sustentabilidade na seleção dos materiais, contrariando uma das correntes que consideram o eucalipto um exemplo de material inserido no conceito de sustentabilidade.

Contribuições: o estudo contribui no sentido de auxiliar o projetista em relação às decisões na especificação de materiais construtivos, utilizando-se uma matriz de informações objetivas e diretas que o auxiliará através da identificação de características que envolvem a sustentabilidade. O instrumento também poderá ser utilizado como ferramenta auxiliar em processos de certificações, de licitações ou simplesmente, fornecendo subsídio ao projetista para a escolha dos materiais.

Data: 2011

Anexo(s):