ISMAS: a sustentabilidade como premissa para a seleção de materiais

Diante da incontestável finitude das matérias-primas básicas para a construção civil e da problemática ocasionada pelos resíduos, a incorporação da sustentabilidade no processo de seleção de materiais desponta, atualmente, como uma premissa necessária. Entretanto, destacam-se a carência de informações para auxiliar na análise de aspectos inerentes à sustentabilidade dos materiais e a falta de metodologias auxiliares que sejam simples e acessíveis aos projetistas. Nesta tese, partiu-se do pressuposto que propor edificações mais sustentáveis implica também numa articulação mais próxima com os materiais, baseando-se em exigências normativas, em coerência com novas demandas projetuais. Nesse contexto, o propósito principal da pesquisa foi desenvolver um instrumento para auxiliar na escolha de materiais à luz da sustentabilidade, prático e acessível ao conhecimento teórico do usuário – arquitetos e especificadores –, de fácil acesso e gratuito e com tema específico. Foram estabelecidos como objetivos específicos para o alcance dos resultados: 1). Definir os indicadores de sustentabilidade para seleção de materiais; 2). Definir os critérios e promover o recorte conceitual; 3). Desenvolver o instrumento; e 4). Testar o instrumento. A pesquisa envolveu a caracterização qualitativa das informações para definição e formulação dos indicadores de sustentabilidade que culminaram na indicação dos critérios. O recorte de análise foi estabelecido considerando duas premissas fundamentais e passíveis de avaliação: economia de matérias-primas e geração e gestão de resíduos. A partir da estruturação inicial do instrumento, foi desenvolvido um sistema para web visando, principalmente, o teste da efetiva funcionalidade do Instrumento para a Seleção de Materiais Mais Sustentáveis – ISMAS. O principal teste envolveu 1922 arquitetos registrados no sistema CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, divisão Espírito Santo, reiterando a exequibilidade do ISMAS e confirmando a hipótese da pesquisa. Os resultados do teste apontam para a viabilidade de uso do instrumento, destacando-se a praticidade almejada inicialmente, a facilidade de compreensão e a agilidade no uso, fundamental no processo projetual. As constatações permitem afirmar que existe viabilidade de uso imediato do ISMAS como suporte ao projetista na etapa de seleção de materiais.

Data: 2014