O ruído de tráfego automotor e os espaços públicos na cidade: estudo de caso em Vitória, ES.

Nas cidades contemporâneas, e muitas vezes sem perceber, a população tem sido exposta a elevados níveis de pressão sonora, o que, além de causar desconforto, pode acarretar problemas de saúde. Considerando que grande parte desse ruído é proveniente da emissão dos veículos automotores, objetivou-se nessa pesquisa avaliar o comportamento do som nos ambientes sonoros configurados pelos vazios na malha urbana, visando identificar se os espaços abertos podem funcionar como atenuadores dos níveis sonoros. Para obter os resultados esperados, a metodologia utilizada foi estruturada a partir da revisão do estado da arte e de simulações computacionais relacionando as variáveis influenciadoras da formação do espaço urbano e de emissão e propagação do som, tomando como estudo de caso uma parcela urbana da cidade de Vitória/ES. Em paralelo, foram realizadas entrevistas para avaliar a percepção do usuário quanto à sua exposição. Os resultados das medições indicaram que os níveis de pressão sonora devido ao ruído de tráfego encontram-se acima do limite tolerado na Norma NBR 10151:2000para o período diurno. Por sua vez, os resultados obtidos junto à população indicaram que há pouca percepção do ruído pelos usuários dos locais pesquisados. Os resultados obtidos podem nortear alterações nos Planos Diretores Urbanos, visando o incentivo à  inserção de áreas livres, especialmente em locais com alta densidade urbana e sistema de transporte alicerçado em veículo automotor, como mecanismo auxiliar no controle do ruído.

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