Oferta do mercado capixaba de materiais de construção sustentáveis e reaproveitáveis

A atividade de especificar um novo material de construção é uma ação de grande responsabilidade, pois além do desempenho, deve-se considerar os consequentes impactos ambientais, econômicos e sociais. Diante disso, e considerando o papel do ensino na formação dos arquitetos, foi desenvolvida uma pesquisa, reunindo professores e alunos de duas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo.

Objetivo: verificar a disponibilidade e a efetiva utilização de materiais de construção denominados “sustentáveis”, disponíveis no  mercado capixaba.

Método: a metodologia utilizada abordou dois aspectos: 1. Pesquisa da oferta de mercado em diversas cidades capixabas e em lojas de materiais de construção; e 2. Visitas a obras construídas. Como ferramentas foram utilizados um formulário semi-estruturado e levantamento fotográfico. Resultados – constatou-se que grande parte das edificações que utilizam estes materiais é de uso comercial, e que devido ao desconhecimento de suas potencialidades por arquitetos e consumidores, os mesmos não são aplicados em larga escala. Foram identificados três tipos de usuários que utilizam os materiais pesquisados: 1. “Ambientalmente consciente” (usa por opção); 2. “Criativo por necessidade” (utiliza como situação alternativa); e 3.“Ambientalmente chic” (adota por “estar na moda”). Dentre os materiais encontrados, destaca-se a madeira de demolição.

Data: 2009