Os condicionantes ambientais e o processo de desenvolvimento de projeto alicerçado no conceito de sustentabilidade em edificação no campus da UFES

O principal campus da Universidade Federal do Espírito Santo localizado em Vitória (ES) situa-se próximo a áreas de interesse ambiental, como o manguezal e o Canal de Vitória, que faz com que as edificações projetadas para o local tenham que considerar as possíveis interferências nessas áreas. O objetivo foi aplicar os conceitos de sustentabilidade para o projeto do Núcleo de Estudos em Bioenergias tendo como premissa os condicionantes ambientais da região e as limitações técnicas do programa do edifício. A metodologia utilizada foi dividida em três partes: I. análise da área através da elaboração do inventário do local; II definição das diretrizes a serem alcançadas em relação à busca do menor impacto tanto na etapa de construção como na etapa de operação do edifício; e III. estudo específico das limitações técnicas originadas na utilização dos equipamentos destinados às pesquisas científicas durante a fase de uso e operação. O resultado alcançado, além do projeto arquitetônico, foi o estabelecimento de uma sistemática que culminou no projeto, entendido como o momento de síntese de todo o processo, sendo ao final elaborado um quadro de alternativas projetuais que podem servir de guia para futuras edificações em locais semelhantes.

Data: 2009