PARÂMETROS PARA CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES DE VALOR HISTÓRICO E CULTURAL

A eficiência energética tem se tornado cada vez mais um assunto discutido na sociedade e na comunidade científica. No entanto, os estudos que relacionam esse tema às edificações históricas ainda são poucos, se comparados aos edifícios contemporâneos. Contudo, o potencial de redução no consumo de energia para prédios históricos é considerável, e pode auxiliar nas metas de eficiência energética globais. Essa pesquisa teve como objetivo propor parâmetros visando o aprimoramento da INI-C, voltados para a avaliação da eficiência energética de edificações de valor histórico e cultural. Para isso, foi realizado um recorte entre os bens tombados na cidade de Vitória – ES, de forma a abarcar todos os métodos construtivos históricos, o que resultou em quatro edifícios. As edificações selecionadas foram: o Palácio Anchieta, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Ortiz, a sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN no Espírito Santo e o Museu Solar Monjardim. A metodologia adotada na pesquisa contou com sete etapas: (1) definição das edificações; (2) levantamento de dados referentes aos edifícios com a identificação dos métodos construtivos empregados, bem como o cálculo das propriedades térmicas das técnicas construtivas predominantes; (3) etiquetagem de eficiência da envoltória das edificações utilizando-se o método prescritivo proposto no RTQ-C; (4) criação e configuração dos modelos virtuais dos edifícios, com o auxílio do programa de simulação computacional DesignBuilder, versão 3.4.0.401; (5) calibração dos modelos; (6) realização da etiquetagem de eficiência da envoltória das edificações utilizando-se o método de simulação proposto pela INI-C e (7) estabelecimento dos parâmetros para etiquetagem energética de edificações históricas, voltados para a envoltória, e posteriormente a realização uma nova etiquetagem com o mesmo método, utilizando-se os parâmetros propostos. As técnicas construtivas estudadas foram a pedra e cal, o pau a pique/tabique e o tijolo cerâmico maciço. Os resultados apontaram que as etiquetagens com o RTQ-C obtiveram os mesmos níveis de eficiência para todas as edificações; as realizadas com a INI-C alcançaram etiquetas diferenciadas, assim como as efetuadas com os parâmetros propostos, sendo que estas apresentaram resultados mais condizentes com a realidade das edificações históricas.