A percepção do usuário na avaliação da sustentabilidade do edifício sede do Tribunal de Contas da União no Espírito Santo

RESUMO

A avaliação da percepção do usuário quanto aos aspectos relativos à sustentabilidade do edifício sede do Tribunal de Contas da União no Espírito Santo (TCU-ES), projeto de João Filgueiras Lima (Lelé), é o objetivo deste trabalho, cujo resultado contribuirá para o avanço dos estudos relativos às metodologias de avaliação de sustentabilidade de edifícios no Brasil.

Justificativa: No Brasil, a obra de Lelé é referência quanto à aplicação de diversos conceitos pertinentes à sustentabilidade, ou ao menos à sua dimensão ambiental, mesmo sem ter em seu discurso este termo. Entretanto, além de ainda não se dispor de um método próprio para a medição da sustentabilidade de edifícios brasileiros, sendo geralmente utilizados métodos estrangeiros para este fim, esses, em grande parte não consideram a perspectiva do usuário na avaliação.

Método: A avaliação da percepção do usuário quanto à sustentabilidade do edifício do TCU-ES foi baseada em entrevistas individuais, orientadas por questionário pré-definido.

Resultados: Pôde-se constatar que alguns aspectos específicos propostos em projeto, que a princípio sugerem bom desempenho quanto à esfera ambiental da sustentabilidade, na prática não funcionam adequadamente, confirmando a importância de se considerar a percepção do usuário nos processos de avaliação da sustentabilidade de edifícios em operação.

Data: 2008

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910