Percepção visual da paisagem da Orla de Camburi, Vitória ES

A paisagem inserida no contexto urbano está associada ao processo de percepção das relações entre o homem e o meio. Nesta pesquisa foi realizada a análise da paisagem urbana de uma parcela urbana pré-definida da Orla de Camburi, a partir de diferentes pontos de visualização com o objetivo de identificar as diferenças e similaridades na percepção da paisagem. Para este estudo selecionou-se o trecho da Orla de Camburi, que compreende o recorte físico da área correspondente aos bairros Jardim da Penha, Mata da Praia e entorno, tendo por principal objetivo a experimentação do método. O método foi estruturado a partir da definição de 08 (oito) pontos visuais de maior relevância, sendo três no entorno distante e cinco representativos do percurso do transeunte no calçadão, sendo elaborado o registro através de imagens fotográficas controladas. Os resultados da análise apontam que a significância dos elementos constituintes da paisagem estão relacionados à forma pela qual esses são percebidos pelos transeuntes e usuários em geral. Ressalta-se ainda, a importância de explorar diferentes ângulos visuais como forma de compreender a complexidade de uma paisagem.

Data: 2012