Plano de monitoramento ambiental para o Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Caracterizado por ser um local com localização geográfica ímpar e com elevado grau de biodiversidade, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo tornou-se um laboratório científico natural para pesquisadores de todo o Brasil. A fim de concretizá-lo como um local de pesquisa científica, surgiu a necessidade de construir uma Estação Científica passível de habitação. Sua construção e uso/operação tornou-se uma atividade potencialmente causadora de impactos ambientais e a identificação de indicadores que auxiliem na posterior mensuração desses impactos é o primeiro passo para a futura mitigação dos mesmos. Esta pesquisa teve como objetivo principal a elaboração de um Plano de Monitoramento Ambiental baseada em bio/indicadores mensuráveis passíveis de utilização com a logística disponível e que respondessemessem bem às mudanças originadas pelas interferências antrópicas no ambiente do Arquipélago. A metodologia empregada para a elaboração deste trabalho consistiu em duas etapas: 1. análise dos trabalhos e relatórios pretéritos já desenvolvidos por pesquisadores de diversas áreas de atuação; 2. Medições in loco através de participação em expedição ao ASPSP objetivando testarobjetivandotestar a metodologia adotada por indicador. Destaca-se que a coleta de dados para cada indicador obedece a uma metodologia específica, de acordo com as normas e recomendações pertinentes. Os resultados obtidos resumem-se na identificação de atividades com potencial poluidor e os indicadores relacionados, destacando-se como fatores de influência: a produção de lixo seco e úmido, bem como a produção de esgoto bruto; os ruídos ocasionados pelo uso dos equipamentos - tais como o gerador de energia, o dessalinizador por osmose reversa, entre outros: as emissões atmosféricas de poluentes emitidos por motores a base de combustíveis fósseis; e o impacto paisagístico sofrido pelo Arquipélago, destacando-se a alteração da área de cobertura vegetal além da própria construção da Estação em uma das ilhas, o que provocou alteração da distribuição espacial das aves do local.

Data: 2011