Procedimentos para definição de indicadores de sustentabilidade para construções na Antártica

Os indicadores de sustentabilidade são variáveis que condensam as informações relevantes visando identificar o nível de sustentabilidade em edificações no meio urbano. As ferramentas de avaliação disponíveis e reconhecidas adotam, em sua maioria, indicadores vinculados  à realidade urbanizada em que as edificações se inserem. Assim, esta pesquisa objetivou propor os  procedimentos para a definição de indicadores de sustentabilidade voltados para construções  compatíveis com a peculiaridade das edificações Antárticas, considerando especialmente sua característica fragilidade ambiental. O método consistiu no levantamento dos condicionantes Antárticos e estudo das ferramentas de avaliação ambiental de edifícios; confecção das listas de indicadores e ajustes para a situação específica; agrupamento das listas; e obtenção do conjunto final de indicadores. O resultado das análises obteve 92 indicadores e apontou a relevância dos indicadores nos aspectos da sustentabilidade ambiental, com ênfase a  temas  desafiadores  para  tal  realidade  como  logística,  seleção  de  materiais,  impactos ambientais e conforto dos usuários.