Proposta de metodologia para avaliação de impacto paisagístico, com estudo de caso na Península Keller, Antártica

As primeiras construções brasileiras no Continente Antártico datam do ano de 1984, com a implantação de módulos isolados e levados prontos do Brasil, cuja principal função era apoiar o desenvolvimento de pesquisas e marcar a intenção brasileira de desenvolver atividades continuadas naquele local. Desde então, a Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada na Península Keller, sofreu profundas e desordenadas transformações, chegando aos dias de hoje com 2.250 m² em seu corpo principal, sem considerar as unidades isoladas. A princípio a implantação da Estação e sua escala indicavam modificações mínimas na paisagem natural e a sua construção permitiria a recuperação total do ambiente, caso houvesse a necessidade de sua remoção, porém, concomitante ao seu crescimento, constatou-se a necessidade de avaliar o impacto causado pela presença humana na região. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os impactos das intervenções antrópicas brasileiras com ênfase na paisagem, visando elaborar uma metodologia para avaliação de impacto paisagístico. A abordagem, de cunho caracteristicamente morfológico, objetiva assegurar a sustentabilidade ecológica daquela paisagem, mantendo as grandes estruturas em funcionamento e estabelecendo a ligação entre o passado e o presente. A proposta de metodologia de avaliação de impacto paisagístico consiste em seis etapas: 1. levantamento dos elementos impactantes na paisagem (inventário da paisagem); 2. atribuição de pesos para os elementos em relação à temporalidade e escala; 3. eleição das visuais de maior relevância; 4. avaliação dos pontos impactantes de cada visual em relação à natureza do impacto; 5. verificação dos pontos negativos passíveis de mudança; e 6. identificação das possíveis medidas mitigatórias necessárias. Como resultado do teste da metodologia, pode-se observar que a maiorias dos impactos negativos referem-se, principalmente, à logística de funcionamento e de instalação da EACF e seus equipamentos. Como contribuição adicional, concluiu-se também que a metodologia desenvolvida permite a replicabilidade em situações com características semelhantes especialmente em relação à sensibilidade e importância ambiental.

Data: 2010