SISTEMA CICLOVIÁRIO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES) – POTENCIALIDADES E DESAFIOS EM VIAS CICLÁVEIS CONSOLIDADAS

Pensar o território de forma a atender a mudança dos padrões de deslocamento dos
habitantes, alicerçada aos princípios da sustentabilidade é uma questão em destaque
dentre as principais preocupações das políticas públicas atuais relacionadas aos fluxos
urbanos. Tornou-se um desafio criar condições eficientes para o trânsito que visam
também a melhoria do bem-estar social e o controle da poluição. O transporte não
motorizado - a bicicleta – surge como uma alternativa de deslocamento da população,
pois além de melhorar a qualidade de vida dos usuários, também está associado ao
conceito de desenvolvimento sustentável. Desde 2013 a cidade de Vitória/ES tem
incentivado o uso da bicicleta como meio de transporte para a população e, com o
intuito de verificar a oferta de infraestrutura cicloviária da cidade, esse trabalho teve
como objetivo geral avaliar a adequabilidade das vias cicláveis do Município de Vitória,
a partir da infraestrutura física e percepção dos usuários. Os procedimentos
metodológicos consistiram na realização de questionários para conhecer a percepção do
usuário, a na análise da infraestrutura, a partir da identificação das potencialidades e
desafios em dois trechos previamente selecionados. O primeiro trecho, situado na
Avenida Dante Micheline, a partir do cruzamento com a Avenida Munir Hilal no bairro
Jardim Camburi até o cruzamento da Avenida Adalberto Simão Nader no bairro Mata
da Praia; o segundo trecho, na Avenida Fernando Ferrari, entre os trechos que
compreende o Hotel Ibis Vitória Aeroporto até a Ponte Governador Carlos Lindenberg,
conhecida como “Ponte da Passagem”. Além da atualização do mapa de vias cicláveis
existentes em Vitória/ES. Os resultados apresentaram que a população da cidade de
Vitória encontra-se motivada para o uso da bicicleta, mas ainda são muitas as
dificuldades encontradas pelos usuários desse veículo, tendo em vista que a
infraestrutura das vias cicláveis são descontínuas e mal sinalizadas, o que eleva a
sensação de insegurança.
Palavras - chave: Planejamento Urbano – Mobilidade – bicicleta – vias cicláveis

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