Sistematização de indicadores de sustentabilidade como ferramenta auxiliar ao projetista na seleção dos materiais de construção

O processo de especificação de materiais de construção exige dos profissionais um conhecimento cada vez mais amplo, e, quando correlacionada ao conceito de sustentabilidade, a sistematização de indicadores torna-se uma ferramenta de fundamental importância para a escolha responsável dos materiais construtivos. Esta pesquisa teve por objetivo sistematizar os indicadores potencialmente aplicáveis em um processo de seleção de materiais de construção com base na sustentabilidade. Para a definição dos mesmos foram adotadas como referências as principais ferramentas de avaliação de sustentabilidade, e, para o estabelecimento do alicerce conceitual, foram consideradas as fontes com reconhecida confiabilidade, oriundas principalmente de livros e artigos científicos nacionais e internacionais. A partir da sistematização, foi efetuada a correlação dos indicadores com as dimensões ambiental, econômica, social e cultural do conceito de sustentabilidade. Também foi feita uma análise complementar apontando as etapas do ciclo de vida em que os indicadores atuam para que a sustentabilidade seja favorecida. Como resultado principal, foram listados e conceituados 33 indicadores, sendo perceptível a maior relação dos indicadores com a dimensão ambiental da sustentabilidade. Também foi possível verificar que os indicadores se correlacionam de forma proporcional com as etapas do ciclo de vida, com exceção da etapa Uso/Operação, visto que nesta ocorre menos manipulação do material.

Data: 2013