Soluções alternativas para gerenciamento de águas residuárias numa edificação proposta para o campus universitário da UFES

Objetivo: propor um ensaio projetual de um Núcleo de Saneamento Ecológico para o campus universitário da Ufes, utilizando os conceitos de conservação e uso racional de água em edificações. Método: a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: I. revisão de literatura; II. desenvolvimento do ensaio projetual; III estimativa da eficiência no consumo de água e a geração de águas residuárias do Núcleo atingida por meio de uma metodologia de comparação entre o uso de equipamentos convencionais (Cenário Convencional) e o uso de sistemas e equipamentos economizadores de água (Cenário Economizador proposto). Resultados: o manejo das águas residuárias do Núcleo foi feito de forma a segregá-las nas suas origens o que possibilitou tratamentos mais simplificados e o reaproveitamento de substâncias. Também foram utilizados: o aproveitamento de água pluvial e o reúso de águas cinza para rega de jardim e lavagem de área pavimentada, e ainda aparelhos economizadores como mictórios e sanitários secos (os excrementos humanos podem ser utilizados como adubo e fertilizante nos jardins). Com a adoção dessas medidas, estima-se uma economia de 73% no consumo diário de água potável e uma redução de 63% na produção de águas residuárias no Cenário Economizador se comparado ao Cenário Convencional.

Data: 2009