Verticalização Eficiente: proposta de uma edificação verticalizada para a cidade de Vitória (ES) alicerçada nos conceitos da sustentabilidade em arquitetura

Com a evolução das cidades, a sociedade se apropria de espaços cada vez menores e essa realidade motiva a construção de edifícios verticalizados, objetivando um melhor aproveitamento das áreas. No entanto, esse crescimento nem sempre foi concebido ordenadamente, surgindo a necessidade de se prever novas possibilidades para o espaço construído. A verticalização das cidades é, portanto, um desafio quanto à sustentabilidade. Objetiva-se, assim, identificar e propor soluções arquitetônicas, dentro do universo da sustentabilidade, capazes de promover um eficiente desempenho ambiental e conforto aos usuários, além de minimizar os impactos normalmente gerados por construções verticalizadas. O método contempla a revisão bibliográfica de estratégias “sustentáveis” aplicáveis ao edifício alto para, em seguida, projetá-lo com conceitos relevantes na avaliação da sustentabilidade. A pesquisa culminou no projeto de uma edificação verticalizada atrelada aos conceitos da sustentabilidade, buscando, além de desenvolver uma edificação adequada à sua realidade, avaliar o processo como um instrumento de pesquisa que, diante dos novos paradigmas da realidade ambiental, pode ser um aliado na conquista por edificações mais eficientes. O trabalho contribui, ainda, para nutrir a discussão do tema no âmbito acadêmico, demonstrando, também, como a verticalização pode ser uma proposta para a evolução da cidade de Vitória (ES).

Data: 2009