Centro de reciclagem e pesquisa dos resíduos da construção civil: um ensaio projetual

O artigo apresenta o ensaio projetual de um Centro de Reciclagem e Pesquisa dos Resíduos da Construção Civil realizado na monografia de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo junto à Universidade Federal do Espírito Santo. Enfatiza a necessidade de redes de equipamentos urbanos de reciclagem que mitiguem os problemas sócioambientais causados pela deposição irregular destes resíduos, ao mesmo tempo que procura atender à demanda originada pela expansão dos núcleos urbanos da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) - o reaproveitamento dos resíduos da construção civil (RCC). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e pesquisa de campo nos municípios de São Bernardo do Campo (SP), Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). No levantamento de casos similares na literatura internacional de foram encontradas plantas de reciclagem com características sustentáveis como sistemas automatizados, que reduz o esforço dos operários e o impacto ambiental, e evita possíveis lesões ocupacionais. No ensaio foram adotadas as seguintes diretrizes projetuais: Localização geográfica; Utilização de materiais e sistemas construtivos com embasamento sustentável e racionalizado; Estudo dos fluxos; Desenho universal; Conforto Ambiental; e e qualificação do paisagismo.

Data: 2009