Diretrizes Projetuais para edificações unifamiliares em toras de eucalipto no Espírito Santo

A preocupação com a preservação do meio ambiente incentiva pesquisas em diversas áreas que buscam amenizar a degradação do meio ambiente e conscientizar os profissionais da construção civil, arquitetos e engenheiros, da importância de considerar na escolha dos materiais e sistemas construtivos, entre outros aspectos, o conhecimento da cadeia produtiva dos mesmos. O objetivo da pesquisa em questão é avaliar a situação atual e os projetos arquitetônicos, em relação à durabilidade, de residências unifamiliares em tora de madeira construídas por empresas de diferentes linhas de produção (industrial e artesanal) no Estado do Espírito Santo, com o objetivo de estabelecer diretrizes de projeto adequadas às peculiaridades do material, e às características da região. A metodologia utilizada para obtenção dos resultados foi estabelecida a partir das seguintes etapas: 1. fundamentação conceitual; 2. reconhecimento de edificações em toras de eucalipto no Estado; 3. determinação das amostras; 4. levantamento preliminar de dados in loco; 5. adequação dos instrumentos de pesquisa; 6. coleta final dos dados; 7. diagnóstico final; e 8: proposta final. Como principal resultado, pode-se concluir que o padrão tecnológico utilizado pelas empresas avaliadas é considerado como bom, porém necessita de aprimoramentos nas soluções construtivas, principalmente, na fase de projeto, e que isso ocorre devido a utilização de soluções de projeto individuais caracterizada pela inexistência de um detalhamento construtivo padrão. O trabalho contribui fornecendo a síntese dos principais aspectos que interferem na durabilidade da madeira e fornece importantes indicativos para a concepção de projetos preocupados com a ampliação do Ciclo de Vida Útil das edificações.

Data: 2009