Janelas x ventilação: modelo de apoio à escolha de janelas para edificações multifamiliares em Vitória, ES

Em função da evolução e do surgimento de tecnologias e de novos materiais para os componentes do invólucro da edificação, na pesquisa propõe-se uma geometria ótima de janela para edificações multifamiliares considerando as fachadas orientadas para os quadrantes menos favorecidos pelo vento dominante, na cidade de Vitória (ES), objetivando otimizar o conforto térmico do usuário com relação à ventilação natural. Para o recorte do objeto foram selecionados dois edifícios com as duas tipologias diferenciadas de janelas, sendo uma – janela de correr com vidro -, selecionado como de uso corrente por fornecedores e fabricantes locais; e outra – com vidro e venezianas -, escolhida por apresentar características potencialmente positivas em relação à contribuição efetiva no conforto térmico nos ambientes. Foram consideradas as condições de contorno, materiais e características volumétricas semelhantes para os dois edifícios. Essas tipologias foram analisadas, de forma comparativa, através de um modelo de pesquisa que adota questionários e fichamentos técnicos objetivando, principalmente, a obtenção de dados de conforto em relação às condições bioclimáticas da região; à legislação municipal e às normas técnicas pertinentes. Na metodologia adotada, para a representação dos dados coletados na pesquisa de campo, foram utilizadas tabelas policromáticas que demonstraram os aspectos de maior e menor satisfação do usuário em relação à tipologia de janela existente em sua residência. Com a avaliação destes dados foram desenvolvidas propostas de geometria ótima de janela para as condições consideradas. Além disso, também foram elaboradas propostas voltadas para o aprimoramento da legislação municipal e um quadro síntese das características das tipologias de janelas mais utilizadas em residências multifamiliares. O resultado obtido demonstra a pouca consideração dada às condições climáticas na escolha das tipologias para edificações na cidade de Vitória, o que confirma a hipótese da possibilidade de promover construções mais eficientes, principalmente em relação ao desempenho térmico, através do uso adequado de seus componentes, como por exemplo, as janelas.

Data: 2008