Metodologia para construção em áreas de difícil acesso e de interesse ambiental: aplicabilidade na Antártica e nas ilhas oceânicas brasileiras

RESUMO

Em função das naturais dificuldades de implantação de edificações para apoio logístico das atividades científicas, de fiscalização e turísticas em áreas de difícil acesso e interesse ambiental, propõe-se uma metodologia específica para a criação dessa infra-estrutura, buscando a minimização do impacto ambiental, a segurança física e psicológica dos usuários, a adequação aos meios logísticos disponíveis e o atendimento às necessidades específicas.
Para o recorte do objeto, foram selecionadas cinco situações de projeto e construção em ilhas oceânicas - Antártica, Atol das Rocas, Ilha da Trindade, PARNAMAR de Fernando de Noronha e Arquipélago de São Pedro e São Paulo –, por as mesmas reunirem as condições de isolamento, carência e/ou ausência de infraestrutura de apoio em terra e a necessidade de buscarem o máximo de autonomia em função da natural distância dos centros urbanos do continente.
A metodologia está alicerçada em quatro estágios posteriormente divididos em sub-etapas: Reconhecimento, Projeto, Construção e Avaliação. O conceito de sustentabilidade e a necessidade de retroalimentação permeiam o processo, sendo sugeridos procedimentos metodológicos específicos e instrumentos disponíveis no cotidiano dos profissionais de arquitetura. Dessa forma, embora o método proposto seja direcionado para a situação específica mencionada, é possível extrapolar para situações rotineiras no âmbito da arquitetura.

Data: 2004

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