O uso do PVC para construção em áreas de difícil acesso e com interesse científico/ambiental: a Estação Científica da Ilha da Trindade

As condições específicas das ilhas oceânicas e da Antártica pressupõem a adoção de soluções construtivas diferenciadas dos meios urbanos tradicionais, seja pela situação ambiental atípica, como pela necessidade de adequação à logística disponível. A construção de uma estação científica na Ilha da Trindade, localizada no Oceano atlântico a 1.140 Km de Vitória (ES) representa uma oportunidade de experimentação do PVC (Poli-Cloreto de Vinila) enquanto principal material construtivo, tanto como resposta aos condicionantes locais como, também, para futuros projetos previstos para locais inóspitos e de restrições logísticas semelhantes. A escolha do PVC enquanto material básico é justificada pelas características técnicas desse material especialmente em relação à resistência às intempéries, baixo custo de manutenção, possibilidade de pré-fabricação, e relação custo x benefícios adequados. O principal objetivo da pesquisa foi avaliar o desempenho da tecnologia adotada em relação aos aspectos: adequabilidade ao uso è à logística disponível; facilidade na montagem final; facilidade de adestramento da mão de obra; e tempo de execução. A metodologia adotada considerou inicialmente a etapa de projeto, quando foram utilizadas soluções arquitetônicas alicerçadas nos conceitos bioclimáticos, de acordo com as potencialidades do ambiente natural e características dos painéis de PVC empregados. Para a avaliação teórica dos resultados obtidos em projeto, foram realizadas simulações de desempenho através do software Ecotect, cujos resultados induziram aos aprimoramentos realizados ao longo do processo projetual. Posteriormente, realizou-se o acompanhamento dos resultados nos períodos de pré-montagem, embalagem, transporte e montagem final da edificação na ilha, sendo que cada etapa foi realizada a partir de procedimentos específicos e instrumentos próprios. Como principal resultado constatou-se a conformidade da proposta arquitetônica com a tecnologia utilizada para o sistema construtivo em relação aos condicionantes previamente definidos, sendo uma contribuição adicional a verificação do potencial para uso em situações semelhantes, como por exemplo, nas condições ambientais e logísticas da Antártica.

Data: 2010

Anexo(s):