QUANDO O CANTEIRO DE OBRAS É UMA ILHA OCEÂNICA: a nova Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo

RESUMO

Desde junho de 1998, o Brasil, mantém uma Estação Científica no Arquipélago de São Pedro e São Paulo consolidando ao seu território uma Zona Econômica Exclusiva de quatrocentos e cinqüenta mil quilômetros quadrados ao redor deste Arquipélago, tendo como diretrizes projetuais a segurança, baixo custo de manutenção e mínimo impacto ambiental. A quase inexistência de dados sobre a região, somada à variabilidade da agitação marítima contribuíram para a ocorrência de algumas avarias na Estação ao longo do tempo e, em junho de 2006, ondas atingiram as instalações destruindo-as quase totalmente, tornando necessária a construção de uma nova edificação. Objetiva-se neste trabalho identificar as peculiaridades do processo produtivo para a construção nova Estação Científica em substituição à primeira, considerando os procedimentos quando o canteiro de obras é uma ilha oceânica, principalmente no que tange aos aspectos logísticos e ambientais. Para tal, foram levantados os dados históricos do lugar e da sua ocupação, bem como os registros obtidos por ocasião dos eventos naturais inesperados, cujas análises alimentaram o novo projeto, onde o resultado obtido na primeira Estação torna-se entrada para o processo produtivo da construção da nova Estação, denominado pela Gerência de Projetos como ciclo PDCA (plan-do-check-act) - planejar-fazer-verificar-agir (PMBOK, 2004). Como método de análise, avalia-se a interação das 5 (cinco) fases do processo produtivo da construção civil (planejamento, projeto, materiais, execução e uso) com os serviços de implantação, fundações, sistema construtivo e os serviços complementares (água, energia e comunicações), onde são identificadas e analisadas as peculiaridades do processo produtivo da construção em condições de isolamento e inospicidade. O principal resultado obtido foi a sistematização, registro e análise do processo de construção da nova Estação do Arquipélago de São Pedro e São Paulo que, além de contribuir fornecendo informações fundamentais para situações semelhantes, identifica a influência significativa das limitações logísticas, dos condicionantes naturais do lugar e da necessidade de redução do impacto ambiental oriundo da intervenção humana, não só nas decisões arquitetônicas como em todas as fases do processo produtivo da construção.

Data: 2008

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