Análise de iluminação natural em sala de aula em Vitória-ES

RESUMO
O conforto visual no ambiente interno é considerado bastante relevante por ser fator
imprescindível no bem estar e aprendizagem em ambientes escolares. Desta forma
esta pesquisa tem como objetivo analisar a disponibilidade de iluminação natural em
sala de aula em Vitória-ES. Na metodologia foram feitas simulações com o software
TropLux, para as tipologias de céus padrões da CIE: Céu 3 (encoberto), Céu 7
(parcialmente nublado) e Céu 12 (claro), orientação Nordeste. Foram feitas análises
com relação aos percentuais das UDIs (Useful Daylight Illuminances) e uniformidade de
acordo com a ABNT. Quanto às UDIs, as análises foram feitas para todos os dias do
ano, de 7h às 17h. No que se refere à uniformidade esta foi analisada no dia 21 de
cada mês (janeiro a dezembro) nos horários de 8h, 10h, 12h, 14h e 16h, conforme
sugere a NBR 15215-4 (ABNT, 2005). Os resultados das simulações mostram que, para
Céu 7 e Céu 12, 75% das horas simuladas caracterizam-se com iluminação natural
satisfatória (500<E<2.000lx). No que se refere à uniformidade foi nos Céus 7 e 12 nos
horários simulados de 10 e 12h que se observou os melhores resultados, quando a
marquise existente consegue garantir o sombreamento e reduzir o ofuscamento.
Palavras-chave: Iluminação Natural. Escola. Simulação Computacional.

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