Estabelecimento de diretrizes projetuais para implementação de políticas públicas visando a promoção de edificações pautadas na sustentabilidade para a RMGV
A conscientização propagada a respeito das políticas de preservação do meio ambiente vem contribuindo para o surgimento de um novo mercado, em particular, na construção civil. As empresas começam a investir em soluções projetuais visando à sustentabilidade. A exploração do marketing da sustentabilidade na construção civil tem sido feita, muitas vezes, de forma pouco criteriosa, transformando o conceito em moeda comercial, nem sempre compatível com a realidade apresentada pelo produto oferecido. Não basta apenas uma campanha de cunho ambiental ou a verificação de rótulos para que o empreendimento seja sustentável. As questões técnicas, e projetuais embasadas em conceitos da sustentabilidade que permeiam todo o processo, devem também ser incorporadas para que possam, ser exploradas no âmbito político, econômico, social ou ambiental. Dessa forma, este relatório tem por finalidade descrever os estudos direcionados a questão da sustentabilidade no campo da construção civil para edificações da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Visto a necessidade de um direcionamento para a melhor estruturação e padronização do conceito, o estudo foca na elaboração de um alicerce conceitual e no levantamento de diretrizes com ênfase em água e energia para a implementação de políticas públicas voltadas para a promoção de edificações pautadas na sustentabilidade na RMGV, além de servir de incremento para elaboração de ferramentas de avaliação de sustentabilidade regionais.
Para tanto, foi necessário definir diretrizes sustentáveis para edifícios verticais com base em ferramentas já consagradas, caracterizar a abordagem da sustentabilidade em edifícios verticais na RMGV, realizar levantamento de edifícios certificados na RMGV utilizando os folders de comercialização distribuídos no evento Salão do Imóvel e listar iniciativas governamentais em prol da sustentabilidade no Brasil.