Iluminação natural no processo de projeto de edificações escolares

RESUMO
Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado que apresenta uma discussão a
acerca da inserção da iluminação natural no processo de projeto. Dentre as questões
investigadas nesta dissertação, esta pesquisa se limita à discussão da qualidade dos
ambientes de ensino, dentre eles, especificamente a respeito da abordagem da iluminação
natural nos projetos arquitetônicos. O objetivo é estabelecer critérios para inserção da
iluminação natural no processo de projeto de espaços educacionais. Para tanto a
metodologia foi desenvolvida em duas partes. A primeira parte compreende pesquisa de
referências que apontam a necessidade da inserção da iluminação no processo projetual,
sendo identificados “termos chaves” denominados como “categorias”, que pudessem ser
utilizadas como matriz para a confecção de critérios, relacionados à iluminação natural, e
desta forma aplicados no processo projetual. Como conclusão foram detectadas quatro
categorias a serem consideradas no processo de projeto ao se fazer uso da iluminação
natural, sendo elas, desempenho luminoso da edificação, eficiência energética da
edificação, integração de ambiente interno e externo, e por fim estética e dinâmica da luz
natural. Estas categorias permitiram a criação de um checklist, o qual sugere critérios que
devem ser contemplados no processo de projeto de espaços educacionais.
Palavras-chave: Iluminação Natural. Escolas. Processo de Projeto. Dinâmica da Luz.

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