Mechanical properties: wood lumber versus plastic lumber and thermoplastic composites

A madeira plástica e os compósitos termoplásticos são vendidos como alternativas à madeira. Entretanto, normas técnicas e estudos científicos afirmam que não se pode considerar que os dois materiais tenham o mesmo comportamento estrutural e resistência. Além disso, existem muitas composições de madeira plástica e de compósitos termoplásticos e centenas de espécies de madeira. Quão diferentes são suas propriedades mecânicas? Este estudo compara o módulo de elasticidade e a resistência à flexão, à compressão, à tração e ao cisalhamento de tais materiais, assim como suas propriedades mecânicas específicas. São analisadas as propriedades de madeiras de árvores coníferas e dicotiledôneas e de madeira plástica e compósitos termoplásticos comercializados e experimentais. Os dados foram retirados de livros, artigos científicos, websites e documentos técnicos de fabricantes e apresentados em gráficos de Ashby e de barras. Os altos valores de resistência à compressão e de resistência específica à tração e à compressão perpendicular às fibras exibidos pelos compósitos experimentais comparados à madeira revelam seu potencial para uso em elementos comprimidos e sob compressão ou tração perpendicular às fibras. Porém, o baixo módulo de elasticidade específico e a elevada densidade dos produtos feitos com termoplásticos limitam sua aplicação na construção civil.