Modelos de Habitação Sustentável para População de Baixa Renda no Município de Vitória-ES

Vitória, hoje, convive com situações de contraste social, assim como grande parte das grandes e médias cidades brasileiras. A formação da denominada “cidade ilegal” ocorre, principalmente nas áreas de interesse preservacionista. A elaboração de propostas para habitação popular alicerçadas nos princípios da sustentabilidade pressupõe, inicialmente, o desenvolvimento de modelos que permitam a inter-relação das comunidades no ambiente em que estão consolidadas suas relações sociais, com um mínimo impacto ambiental. Foram estabelecidas como diretrizes básicas, além da escolha das soluções adequadas sob o ponto de vista ecológico, o desenvolvimento de propostas que permitam futuras ampliações, construção por etapas e personificação das unidades habitacionais pelos seus usuários finais. A partir do estabelecimento das premissas básicas de projeto, foram elencadas 6 alternativas arquitetônicas diferenciadas, considerando as técnicas e materiais construtivos, bem como suas respectivas potencialidades para o desenho e a tipologia edificatória resultante, além das diferenças ambientais, especialmente em relação à topografia e orientação solar.

Data: 2003