Potencialidades e Fatores Impeditivos ao Uso da Bicicleta enquanto Meio de transporte em Cidades de Médio Porte: Um Estudo de Caso

Os modos de transporte não motorizados vêm surgindo como alternativa viável para a redução dos problemas relativos à mobilidade, especialmente nas médias e grandes cidades. Esta pesquisa buscou verificar a viabilidade do incentivo ao uso da bicicleta como alternativa de transporte na cidade de Vitória, considerando a perspectiva do usuário e a avaliação da estru tura cicloviária existente. A metodologia foi estruturada a partir da aplicação de um questionário online visando identificar os principais fatores que incentivam ou desestimulam o uso des se veículo. Os resultados demonstraram que a presença de infraestrutura cicloviária é o principal fator de incentivo, seguido da economia e de aspectos relacionados à saúde. A carência de estacionamentos apropriados e também a insegurança se apre sentaram como fatores desestimulantes, principalmente nos deslocamentos diários no trajeto casa-trabalho. Como parte da metodologia, foi realizado, ainda, um seminário com a participação de diversos segmentos da sociedade, objetivando ampliar a discussão dos resultados com a comunidade. A análise dos dados evidenciou a viabilidade dos modos de transporte não motorizados para Vitória, sendo ainda identificada a necessida de de uma forte campanha educativa relacionada ao conceito de vias compartilhadas bem como a implantação de sistemas integrados de transporte, de forma que as ruas não sejam apenas vias de passagem, mas também, locais de convivência. Este trabalho é fruto de um projeto de extensão do Laboratório de Planejamento e Projetos - UFES em parceria com a Rede Gazeta, através do projeto GazetaLab.

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