Pressupostos teóricos para análise climática da camada intraurbana: recomendações gerais para a obtenção e análise de dados
RESUMO
O crescente processo de expansão urbana tem sido responsável pelas modificações das estruturas das cidades. Os estudos climáticos apontam que essas modificações alteram as condições do meio e contribuem para a formação de microclimas. Com o aumento dos estudos acerca do clima surgem diversas questões e desdobramentos dessa temática. Dessa forma, o objetivo da pesquisafoiformular premissas de aplicação específica na análise climática para a camada intra-urbana no nível do pedestre, apontando recomendações para a obtenção e apreciação de dados, assim como a definição de diretrizes e esquematização da análise a partir de etapas sequenciais. A análise proposta, aplicada para a realidade da cidade de Vitória (ES) mostrou-se capaz de identificar as deficiências e potencialidades de um local determinado e, assim, possibilitar o estabelecimento de diretrizes para a melhoria do conforto térmico dos transeuntes.
Ressalta-se a possiblidade de aplicá-lo em outras localidades atentando para as recomendações específicas sobre a coleta e análise dos dados.
Data: 2013