Avaliação de impacto acústico na Estação Antártica Comandante Ferraz: resultados preliminares

INTRODUÇÃO

Os estudos para a determinação de parâmetros de conforto humano estão relacionados aos seguintes principais aspectos: temperatura, ventilação, umidade, ergonomia, escala, iluminação, paisagem, poluição e acústica. Para o ambiente Antártico, qualquer eventual desequilíbrio de algum desses fatores pode ocasionar conseqüências potencializadas em relação aos meios urbanos tradicionais, especialmente em função das características de isolamento e estresse dos usuários de uma edificação ou acampamento na região.

Embora seja desejável que a análise de conforto possa ser efetuada no conjunto de fatores de interferência, a divisão em partes do conhecimento torna-se necessária em função das metodologias e instrumentações diversificadas para cada elemento de análise.

A questão da acústica assume especial importância na região Antártica também em função do eventual impacto ambiental que, embora não acarrete em resíduos no ambiente, pode interferir no comportamento de animais e nas relações estabelecidas dos seres vivos com o meio natural.

Data: 2004

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910