A bicicleta como alternativa de mobilidade urbana em cidades de médio porte: estudo de caso na cidade de Vitória (ES), Brasil
Dentre as diversas funções urbanas, a mobilidade é de fundamental importância para a dinâmica nas cidades, pois permeia e conecta os outros serviços essenciais. Os modos não motorizados, associados às medidas de integração de diferentes modais de transporte, podem ser uma alternativa viável para a redução dos problemas trazidos pela falta de ordenamento espacial, especialmente nas médias e grandes cidades. O objetivo desse trabalho foi identificar os fatores que interferem no uso de bicicletas como veículo de transporte na cidade de Vitória (ES), Brasil. A metodologia foi estruturada a partir da aplicação de um questionário online com 10 questões objetivas e 02 abertas visando identificar os principais fatores que incentivam ou desestimulam o uso desse veículo através da percepção dos respondentes. Os resultados apontaram a infraestrutura cicloviária como principal fator de incentivo, seguido da economia e de aspectos relacionados à saúde. A carência de estacionamentos apropriados e também a insegurança se apresentaram como fatores desestimulantes, principalmente nos deslocamentos diários no trajeto casa-trabalho. Foi também realizado um seminário com a participação de varios segmentos da sociedade, objetivando ampliar a discussão dos resultados da pesquisa online. A análise dos dados coletados apontou para a viabilidade dos modos de transporte não motorizados para Vitória, sendo desejável, além de uma forte campanha educativa relacionada ao conceito de vias compartilhadas, a implantação de sistemas integrados de transporte, de forma que as ruas não sejam apenas vias de passagem, mas, também, locais de convivência.